O recife de coral é uma estrutura rochosa, rígida e que resiste às ondas e correntes marinhas.São mais frequentes em áreas rasas,claras e quentes.
Uma das importâncias do recife é a grande densidade de biodiversidade marítima,mantendo o oceano bastante rico em relação à espécies de peixes e também podem servir de abrigo para pequenos peixes e moluscos que se protegem dos predadores se abrigando nos corais, mas esse ecossistema está seriamente ameaçado e menos que a metade de recifes de coral já foram irreversivelmente degradados.
Os recifes de coral podem ter uma variedade de formas, definidas a seguir:
- Recife Avental - recife curto semelhante a um recife franja, mas mais inclinado, que prorroga para fora e para baixo a partir de um ponto ou península.
- Recife Franja - recife que é ligado diretamente à terra ou fronteiras com um intervalo raso num canal ou lagoa.
- Recife Barreira - recife separado de um continente ou ilha por uma terra profunda em uma lagoa, Grande Barreira de Corais.
- Recife "Remendo" - um recife isolado, muitas vezes circular, geralmente dentro de uma lagoa ou baía.
- Recife Fita - um recife longo, estreito e pouco sinuoso, geralmente associado a um atol ou lagoa.
- Recife Mesa - recifes isolados, aproximando-se de um tipo de atol, mas sem uma lagoa.
- Recife Atol - uma forma mais ou menos circular ou contínua de um recife barreira rodeando uma lagoa, sem uma ilha central.
Distribuição Mundial dos recifes de coral
A marinha protegeu algumas áreas de recifes de coral como uma forma de promover a pesca responsável e a proteção de habitat.
Também há varias organizações que protegem a causa , como a CAM (conselho aquático da marinha), uma organização mundial sem fins lucrativos, que funciona para promover a responsabilidade e sustentabilidade para as empresas de peixes de aquário, preocupados com que essa prática possa fazer mal aos recifes de corais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente Aqui